Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Iogurte Natural caseiro

Considerado alimento funcional, ou seja, tem valor nutritivo e terapêutico.
É um produto probiótico, contém micro- organismos vivos que equilibram a flora intestinal.
FONTES: iogurte e leites fermentados

Faça o seu em casa:

 1 litro( podes usar 2L) de leite integral, de saquinho é melhor, mas se não encontrar, gosto do Leitíssimo.
7 minutos no microondas ou  aqueça o leite no fogão e desligue quando quase ferver.
Deixe amornar... aquela temperatura que não é muito quente ( mata os lactobacilos) ou muito fria( eles não proliferam), temperatura de mamadeira...Adicione 1 pote de iogurte natural integral sem açúcar.
Coloque numa vasílha e deixe fermentar fora da geladeira por 8-12h. Aqui no sul é frio nessa época do ano, então coloco numa bolsinha térmica para conservar o calor( pode ser num isopor ou mesmo  num lugar fechado como forno ou armário). Quando estiver pronto, conserve em geladeira.





 Prontinho... Podes saborizar com essências, adoçar com adoçante, adicionar óleo de coco ( meu preferido...), coco ralado, castanhas ou nozes, linhaça ou chia.


Para fazer o GREGO, pegue esse iogurte pronto e coloque para reduzir num pano. Ele vai pingar a lactose residual e você va iter um iogurte com menos cabs. 1 L rende 400 g. Dá um pouco mais de trabalho mas, fica muito cremoso... uma delícia!!




                   YACULT CASEIRO



 Faça o mesmo procedimento do iogurte...
Aqueça o leite,deixe amornar , adicione 2 flaconetes de yacult, mantenha por 12h fora da geladeira.
Adoce com adoçante e  para dar sabor use essências ( caramelo ou baunilha )
Mantenha em geladeira.


Não exagere na quantidade, se teu objetivo for perder peso...até 200ml/ dia.



14 comentários:

  1. Bom dia, Polyana, tudo bem?
    Em média, um copo de 200 ml de Yakult caseiro contém quantos gramas de carbos?
    Obrigado,
    Ruy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para emagrecimento, indico essa quantidade mesmo... os carbs são poucos 200ml,5g de carbs, mas contém proteínas também... que podem ser convertidas em glicose...

      Excluir
  2. Olá Polyana. Você tem uma receita que ensine a fazer nata? Aqui em Brasília não encontro para comprar. Parabéns pelo blog e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil é muito Grande!!!! Tem fartura de nata no Sul e outros lugares não se encontra... Usa creme de leite nestlé lata ou creme de leite fresco.

      Excluir
  3. Olá Polyana, tudo bem? Acabei de assistir sua palestra no CONANP e agora estou aqui aprendendo um pouco mais no seu blog.
    Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento!
    Existe alguma opção de iogurte com leite vegetal? Tenho intolerância a leite de vaca... Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e benvinda!
      Não conheço iogurte feito com leite vegetal, mas se tua intolerância a lactose não for tão rigorosa, os leites fermentados e queijos curados podem ser consumidos em pouca quantidade, pois o lactobaccilus consomem a maior parte da lactose e melhoram a digestibilidade.

      Excluir
  4. Oi Polyana, tudo bem?
    Conheci seu blog há alguns dias e estou adorando as receitas, ^_^. Posso tirar uma dúvida besta? O que seria, exatamente, "colocar o iogurte para reduzir em um pano"? Como fazer, e por quanto tempo deixá-lo "reduzindo"? Eu sei que isso deve parecer óbvio para a maioria das pessoas, mas é que eu sou iniciante-ante em matéria de culinária, ^^'.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Polyana! Assisti sua palestra no CONANP e vim conhecer suas dicas neste blog. Gostaria de saber se o leite integral e o iogurte integral podem ser consumidos por quem faz a dieta paleo com o objetivo de perder peso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula!O leite possui o açúcar do leite ( lactose) que pode retardar o processo de emagrecimento. Já o iogurte natural e integral , os lactobacilos se alimentaram da lactose e por isso pode ser consumido 1 pote/dia em processo de emagrecimento.

      Excluir
  6. Olá .... bom dia. Adorei suas dicas
    Estou iniciando a dieta low carb, essa é minha segunda semana e até agora emagreci 0,9 quilos. Tenho procurado ler bastante para entender melhor o que comer e qual a maneira correta de preparar. Enfim, estou em tratamento com remédios da fibromialgia há 2 anos. Isso resultou em aumento de peso em quase 18 quilos. Gostaria muito de saber se minha perda de peso será menor pela retenção de líquidos por causa dos remédios e as dores são diárias. Tenho também evitado de tomar o suco de couve com limão diariamente por causa dos carbs que todo suco contém. O que devo tomar para eliminar esse inchaço? Te agradeço muito pela atenção e ajuda.
    Abraços.... Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te respondi por email, mas o importante é que estás no caminho certo... Dá tempo para a dieta apresentar os resultados. Cada um tem seu tempo de adaptaçaõ.

      Excluir
  7. Olá Polyana! Iniciei a dieta Low Carb há um mês e meio, e eliminei 4 quilos :). Estou pesquisando muito, mas as dúvidas são inúmeras.
    A questão é: posso tomar iogurte natural?
    Aqui no seu blog tem tantas receitas maravilhosas, mas estou em dúvida se já posso come-las, como é o caso do pudim com calda de frutas.
    Forte abraço...
    Tereza Cristina

    ResponderExcluir
  8. Teca, que maravilha!!!
    O iogurte natural pode ser consumido em fase de emagrecimento( 200ml/ dia)
    Abraço

    ResponderExcluir