Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Saladão

Em consulta, sempre reforço muito o consumo de vegetais na dieta. Fornecem sais minerais e vitaminas sem aumentar a insulina, fibras para o bom funcionamento intestinal e aumenta a saciedade na combinação com carnes e ovos... Versáteis e coloridos, conferem um belo visual no seu prato diário.

A reclamação recorrente é:
 não tenho tempo para fazer a salada... não gosto muito... não tenho criatividade... então, vou passar uma salada que faz parte do meu cardápio diário de vegetais que  duram até 3-4 dias na geladeira, temperada e pronta para consumo.

Pique tudo e misture num recipiente grande:
1 couve chinesa em tirinhas
1 repolho roxo pequeno
1 cenoura crua ralada
2 tomates
1 molho de tempero verde bem picadinho, cebola desidratada, azeitonas ,salsão ,opcional.
Tempere com sal e azeite de oliva e um pouquinho( 1 C das de sopa) de vinagre de maçã.
Coloque em um recipiente com tampa e vá se servindo( 6 porções)
Lavo e seco bem as folhas verdes( alface, rúcula, espinafre, agrião) coloco dentro de um saco e adiciono na hora  de consumir.


Somos regidos pelo prazer na alimentação, diferente dos nossos ancestrais paleolíticos que buscavam apenas sobreviver ... por isso, a necessidade de receitas e variações...



Podes consumir os vegetais crús ou cozidos, na salada ou assados no grill ou espeto,refogados na manteiga...Podes usar molhos caseiros de iogurte natural ( iogurte, azeite, sal, alho, tempero verde, pimenta do reino) ou a base de maionese caseira, com mostarda sem adição de açúcar...Que delícia!

Um comentário: